terça-feira, 21 de abril de 2020

Como ficam outros tratamentos de saúde durante a quarentena?





Como ficam outros tratamentos de saúde durante a quarentena?

Thiago Cardoso (bolsista PETGEO UFRRJ/IM)

Pensar o funcionamento da Saúde Pública, já tão precarizada por falta de políticas eficazes que atendam a grande demanda da população brasileira, é uma das maiores inquietações que a pandemia da COVID-19 nos proporciona.
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos. Em caso de riscos de epidemia, a quarentena e os isolamentos são indicados a fim de conter o agravamento da situação e equilibrar o atendimento para dar preferência a casos graves, já que o sistema de saúde não suportaria tamanho carecimento.
Mesmo com todas as atenções voltadas para os riscos e de como se proteger do novo coronavirús, uma série de tratamentos necessitam de continuidade, principalmente pacientes que podem apresentar quadros mais complexos com a COVID-19.
Doenças oncológicas, trombose, aneurisma da aorta, doença arterial obstrutiva periférica e pé diabético, hemodiálise são muitos os que precisam de acompanhamento médico regular. E, ao menor dos sintomas de piora do quadro, o angiologista ou o cirurgião vascular que acompanha o caso deve ser procurado.
A Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) preocupa-se com os pacientes que não seguem as recomendações de cuidados e acompanhamento das doenças vasculares no período de quarentena, e aconselha que o acompanhamento médico seja feito, ao menos, por telefone ou videoconferência.
A recomendação do Ministério da saúde, no momento, é adiar consultas e exames simples eletivos ou de rotina, reduzindo a exposição. É importante também evitar visitas hospitalares e, se possível, não levar acompanhantes em consulta.
Por outro lado diante do isolamento, e da quantidade de notícias verdadeiras e falsas veiculadas pelas redes sociais e meios de comunicação, e a instabilidade no futuro, pessoas desenvolvem ou veem aflorar crises psicológicas, necessitando de acompanhamento e apoio para amenizar os danos causados pelo estresse e confinamento. Mas o que também torna essa pandemia diferente é que, como todos nós estamos conectados globalmente pela internet e pelas redes sociais, somos capazes de oferecer apoio uns aos outros, mesmo que estejamos socialmente isolados.
Redes de solidariedade têm se expandido cada vez mais. Um grupo de psicólogos do Rio de Janeiro estão oferecendo atendimento voluntário on line durante a pandemia do novo coronavírus. O atendimento psicológico virtual do Projeto Humanidades 2020 tem por objetivo exclusivo dar assistência para profissionais de saúde ou outras pessoas que estejam apresentando sintomas emocionais, tais como ansiedade, angústia, relacionados à crise gerada pela mudança de rotina neste período. O contato inicial preferencialmente deve ser realizado via WhatsApp e o grupo tem 60 psicólogas e psicólogos dispostos a atender remotamente.
As Universidades públicas também têm colaborado nesse acolhimento, como é o caso do  projeto Plantão Psicológico apoiado pela UFRRJ (Campus Três Rios) E PROAES é coordenado pelas professoras Carla Vicente e Luciene Rocinholi, do curso de Psicologia, Instituto de Educação. Trata-se de um atendimento imediato dirigido à escuta clínica dos diversos sentidos do sofrimento psíquico em situação emergencial ou eventual. A proposta não é realizar psicoterapia, mas oferecer escuta e acolhimento às pessoas em momentos de crises.
O aumento de pessoas e instituições que se disponibilizam, auxiliam e indicam acompanhamentos gratuitos para amenizar as consequências do momento atual, nos alerta para uma nova esperança de possíveis sociedades mais unidas e brechas para que se ocupe a solidariedade, repensando e reinventando modos de Re-existencia, resistência e, sobretudo sobrevivência.
.





https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/paciente-sem-acompanhamento-na-quarentena-pode-ter-consequencia-grave
oncoguia.org.br/conteudo/paciente-com-cancer-cuidados-especiais-em-tempos-de-coronavirus/13432/8/
https://apublica.org/2020/03/a-historia-nos-ensinou-que-as-pessoas-sao-resilientes-diz-autor-do-livro-a-psicologia-da-pandemia/
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/04/06/veja-uma-lista-de-psicologos-que-fazem-atendimento-virtual-durante-a-pandemia.ghtml
https://itr.ufrrj.br/portal/projeto-plantao-psicologico-faz-atendimento-on-line-a-comunidade-ruralina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário