No dia 03 de dezembro de dois mil e dezoito, a Coletiva Vandana Shiva, grupo de pesquisa em Geografia, Cultura, Existência e Cotidiano, organizou um bate-papo informal sobre “Geografias Feministas em Tempos Sombrios” com a presença de Joseli Maria Silva, autora dos livros “Geografias feministas e das sexualidades: encontros e diferenças”, “Geografias Malditas corpos, sexualidades e espaços”, entre outros. O encontro foi na casa das Pretas e foi muito importante o apoio de Bia Onça, geógrafa e educadora parceira do PETGEO.
O Pet-Geografia estava presente e esse evento se fez de grande importância para continuarmos acreditando que, diante desses tempos sombrios para nós, que acreditamos em uma produção de ensino, pesquisa e extensão pautados na horizontalidade, no diálogo de saberes e no fazer sensível, podem ser superados na fortificação de nossas redes de contato, no estreitamento de laços e imprescindivelmente na afetividade.
As emoções, os afetos, os laços constroem conhecimentos, e é desse lado da produção de conhecimento que gostaríamos de estar, esse lado que preza pela existência dos sujeitos e das sujeitas que foram subalternizados(as) e silenciados(as) durante tanto tempo. É desse lado da ciência, que não pensa em um sujeito genérico e universal, que pensa em um diálogo com um “sujeito corporificado”, que sabe que também é gente, que tem sangue, carne, osso e sente. Nossos corpos sentem as pressões dos tempos sombrios e vamos nos fortificar na afetividade.
Relato feito por: André Távares - Bolsista PETGEO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário