domingo, 1 de maio de 2016

PET - Debates: Fazer com: Usos e Táticas - Michel de Certeau

No dia 06 de abril de 2016 o Grupo PETGEO/UFRRJ-IM debateu o capítulo "Fazer com: Usos e Táticas" do Michel de Certeau, sendo liderado pelo subgrupo das "Trilhas", que está desenvolvendo o capítulo "Partiu Cachu? Um olhar sobre as táticas de lazer no Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu, RJ" para o novo projeto literário do PETGEO/UFRRJ-IM. O subgrupo é composto pelos petianos: Gabriel Martins, Henderson Neiva, Marcus Aguiar e Yago Anjos.


As diferenças que o texto destaca a respeito do comportamento do sujeito, segundo o lugar que estiver presente, se referem às “modalidades da ação e às formalidades das práticas.” Essas diferenças podem “atravessar as fronteiras que permitem as classificações de trabalho ou de lazer.” (pág 92)

A partir do momento em que essas fronteiras são atravessadas, “essas táticas não obedecem à lei do lugar. Não se definem por este.” (pág 92) Para diferenciarmos estratégias e táticas basta sabermos os “tipos de operações”. Essas operações “podem distinguir as maneiras de fazer”. Enquanto um campo pode regular uma maneira de fazer, esse estilo de ação pode “tirar partido dele, que obedece a outras regras e constitui um segundo nível imbricado no primeiro” Como no exemplo dado no texto, “o magrebino que mora em Paris ou Roubaix as insinua no sistema que lhe é imposto na construção de um conjunto residencial popular ou no francês. Ele os superimpõe e, por essa combinação, cria para si um espaço de jogo para maneiras de utilizar a ordem imposta do lugar ou da língua. Sem sair do lugar onde tem que viver e que lhe impõe uma lei, ele aí instaura pluralidade e criatividade.”(pág 93)

Noutro momento, o autor apresenta uma diferenciação dos conceitos de uso e consumo. Primeiramente, usando a televisão como um exemplo de consumo, o autor explica o caráter impositor do consumo. O sujeito não exprime autoria ou participação na criação do produto que lhe é transmitido, diferentemente de uma criança que rabisca um livro, que ao realizar seus traços sobre as páginas, atribui-se a si uma autoria. (pág 94).

Por outro lado, salienta que os usos podem depender do consumo, dando exemplos que abrangem desde usos da língua (págs 96 e 97) e o uso subversivo aproveitado pelos indígenas às leis e obrigações (com intenção de driblá-las) impostas pelos colonizadores espanhóis. Posteriormente, o autor revela a característica de tática a esses usos que o sujeito realiza, ao tentar preencher um novo caminho dentro de um sistema de técnicas.

Neste momento, o autor distingue as táticas das estratégias. “Chamo de estratégia cálculo (ou a manipulação) das relações de forças que se torna possível a partir do momento em que um sujeito de querer e poder (uma empresa, um exército, uma instituição científica) pode ser isolado” (pág 99). A estratégia busca “distinguir de um ‘ambiente’ um ‘próprio’, isto é, o lugar do poder e do querer próprios”(pág 99). E logo após, explica “o ‘próprio’ permite capitalizar vantagens conquistadas, preparar expansões futuras e obter assim para si uma independência... É um domínio do tempo pela fundação de um lugar autônomo” (pág 99). Além disso, “é também um domínio dos lugares pela vista” e “um tipo específico de saber, aquele que sustenta e determina o poder de conquistar para si um lugar próprio” (pág 100). O poder, portanto, torna-se aspecto principal da estratégia.


Já a tática se define pela “ausência de um próprio”, ela se configura pela condição de astúcia realizada internamente de uma estratégia (um poder/ uma norma imposta), condicionando desse modo, uma força ao fraco (o não possuidor de poder estratégico). O autor ainda acrescenta “ as estratégias apontam para a resistência que o estabelecimento de um lugar oferece ao gasto de tempo; as táticas apontam para uma hábil utilização do tempo, das ocasiões que apresenta e também dos jogos que introduz nas fundações de um poder” (pág 102).

Marcus Vinicius C. Aguiar – Bolsista do grupo PET – GEO da UFRRJ-IM.

Encontre esta referência e muitas outras em nossa página do Facebook: PET Geografia/IM - Conteúdos Acadêmicos.
Link: https://www.facebook.com/groups/1581958752130770/?fref=ts 


          

Um comentário: