segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Relato CINEPET: Nunca fui mas me disseram



No dia 29 de agosto, às 14:00, o grupo PetGeo realizou sua atividade de cine debate com o documentário "Nunca Fui Mas me disseram" produzido por um cineclube da Baixada Fluminense, denominado como Cineclube Mate com Angu, um símbolo de resistência. O objetivo dessa atividade proposta pelo grupo é a promoção de uma discussão com base em textos divulgados anteriormente, almejando articular um debate com os integrantes da Rural e todos aqueles interessados na atividade que acontece mensalmente.

Para essa atividade o texto sugerido foi o "A MÍDIA E O JOVEM DA BAIXADA FLUMINENSE, MACHADO, Renata; DUPRET, Leila. 2008" o qual aborda uma outra visão a respeito da Baixada Fluminense, agora contada a partir de sujeitos que antes não tinham seu espaço de dizer, indo contra a racionalidade hegemônica que reforça a exploração da violência e da pobreza pelos veículos de comunicação, associando a Baixada como sinônimo de tais fatos.

O trabalho tem o objetivo de fazer o trajeto oposto da mídia, buscando trazer aquilo que ela não diz sobre a realidade da Baixada Fluminense. E ao articular a discussão do texto com o documentário, realizou-se um proveitoso debate a respeito dos estigmas e pré-conceitos existentes sobre a Baixada Fluminense.

O documentário tem como intuito abordar por uma outra perspectiva o imaginário a respeito da Baixada Fluminense a partir da concepção dos moradores da Zona Sul, onde de forma inteligente levanta questões relacionadas à manipulação midiática, pré-conceitos e estereótipos presentes nos discursos dos entrevistados. Entretanto, o mesmo não tem a pretensão de responder ou esclarecer tais questões, apenas discutir a origem desses pensamentos.

A atividade resultou num produtivo debate, ficando aqui um convite para todos e todas que participem dos próximos CinePet.


Por: Thayná Cagnin - bolsista do grupo PETGEO-IM/UFRRJ

2 comentários: