A volta às
aulas do curso de Geografia do IM/UFRRJ começou com a Semana de Integração do
curso de Geografia (SEINTEGRA – GEO), que é uma semana para a realização de
atividades de recepção dos calouros do curso, desde a apresentação de alguns
aspectos da estrutura universitária, incluindo algumas características do curso
para o qual eles estão ingressando, além de conhecerem parte do corpo docente.
Desse modo,
seguindo a proposta de todas as atividades desenvolvidas durante esta semana, o
PET – Geografia do IM/UFRRJ realizou uma atividade no dia 26/08/2015 com os
estudantes recém-ingressos, como sempre é feito, e a mesma consistiu em uma ida
ao Museu de Artes do Rio – MAR, e depois foi realizado um trabalho de campo por
alguns pontos dos arredores do museu, que está localizado na região portuária
da cidade, e esta é uma das áreas de estudo das pesquisas desenvolvidas pelo
grupo. Assim, a atividade teve como proposta de aproximar os novos estudantes
do PET para que eles possam compreender a dinâmica do grupo, explicando um
pouco de uma das nossas pesquisas e também do curso de Geografia.
Foto 1 – Cartaz de uma das exposições
visitadas no MAR.
Após a visita
ao MAR, o grupo realizou o trabalho de campo citado anteriormente, o mesmo foi
denominado “CHACHA”, a sigla utilizada pelo grupo para o termo “Circuito
Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana”, que é o nome do
tour oficial que a Prefeitura do Rio faz naquela região, contando um pouco da
história da população negra na área portuária, tratando a área como um sítio
arqueológico e, assim, como ponto turístico. A área visitada vem passando por
fortes ações movidas pelo capital imobiliário que é evidenciado pelo projeto
“Porto Maravilha” e, com isso, vem resultando em remoções urbanas e selecionando
(in)diretamente quem pode ou não permanecer naquele local.
Foto 2 – Explicação sobra o ponto I (Pedra
do Sal).
Porém, o
campo proposto possui a intenção de desconstruir o pensamento dominante que já
é propagado durante esse circuito turístico oficial, provocando uma análise
crítica e reflexiva sobre o direito a moradia, as resistências presentes na
região e até que ponto os locais visitados realmente celebram a herança
africana, visto que os negros, na época que o campo remonta, não tinha nenhum
motivo para comemorar e que hoje também possuem as suas presenças negadas. Para esta saída foram visitados os pontos Pedra
do Sal, Cais do Valongo e Jardim Suspendo do Valongo.
Foto 3 – Integrantes do PET – Geografia e
os alunos recém-ingressos.
Por fim, a
atividade contribuiu para uma recepção dos calouros à universidade e ao curso
de Geografia como também uma maior aproximação dos calouros ao PET – Geografia.
Henderson Neiva
Bolsista do PET – Geografia do
IM/UFRRJ (MEC/SESu)
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