quinta-feira, 3 de setembro de 2015

PET NO MAR II



A volta às aulas do curso de Geografia do IM/UFRRJ começou com a Semana de Integração do curso de Geografia (SEINTEGRA – GEO), que é uma semana para a realização de atividades de recepção dos calouros do curso, desde a apresentação de alguns aspectos da estrutura universitária, incluindo algumas características do curso para o qual eles estão ingressando, além de conhecerem parte do corpo docente.

Desse modo, seguindo a proposta de todas as atividades desenvolvidas durante esta semana, o PET – Geografia do IM/UFRRJ realizou uma atividade no dia 26/08/2015 com os estudantes recém-ingressos, como sempre é feito, e a mesma consistiu em uma ida ao Museu de Artes do Rio – MAR, e depois foi realizado um trabalho de campo por alguns pontos dos arredores do museu, que está localizado na região portuária da cidade, e esta é uma das áreas de estudo das pesquisas desenvolvidas pelo grupo. Assim, a atividade teve como proposta de aproximar os novos estudantes do PET para que eles possam compreender a dinâmica do grupo, explicando um pouco de uma das nossas pesquisas e também do curso de Geografia.



Foto 1 – Cartaz de uma das exposições visitadas no MAR.

Após a visita ao MAR, o grupo realizou o trabalho de campo citado anteriormente, o mesmo foi denominado “CHACHA”, a sigla utilizada pelo grupo para o termo “Circuito Histórico e Arqueológico de Celebração da Herança Africana”, que é o nome do tour oficial que a Prefeitura do Rio faz naquela região, contando um pouco da história da população negra na área portuária, tratando a área como um sítio arqueológico e, assim, como ponto turístico. A área visitada vem passando por fortes ações movidas pelo capital imobiliário que é evidenciado pelo projeto “Porto Maravilha” e, com isso, vem resultando em remoções urbanas e selecionando (in)diretamente quem pode ou não permanecer naquele local.


Foto 2 – Explicação sobra o ponto I (Pedra do Sal).

Porém, o campo proposto possui a intenção de desconstruir o pensamento dominante que já é propagado durante esse circuito turístico oficial, provocando uma análise crítica e reflexiva sobre o direito a moradia, as resistências presentes na região e até que ponto os locais visitados realmente celebram a herança africana, visto que os negros, na época que o campo remonta, não tinha nenhum motivo para comemorar e que hoje também possuem as suas presenças negadas.  Para esta saída foram visitados os pontos Pedra do Sal, Cais do Valongo e Jardim Suspendo do Valongo.


Foto 3 – Integrantes do PET – Geografia e os alunos recém-ingressos.

Por fim, a atividade contribuiu para uma recepção dos calouros à universidade e ao curso de Geografia como também uma maior aproximação dos calouros ao PET – Geografia.

Henderson Neiva
Bolsista do PET – Geografia do IM/UFRRJ (MEC/SESu)





Nenhum comentário:

Postar um comentário