segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Encontro Juventude e Metrópole 2015 - 2º Dia.

O evento "Encontro Juventude e Metrópole 2015" organizado pelo grupo PET-GEO IM/UFRRJ, trouxe aos alunos do Instituto Multidisciplinar a oportunidade de transmitir informações, gerar debates e trocas de conhecimento. O lançamento do livro "Geografia e Resistências: Imaginários, discursos e práticas no território fluminense" compôs o 2º dia do evento com as apresentações de duas pesquisas e a exibição do filme "A Batalha do Passinho", com a participação especial do diretor Emilio Domingos.
A primeira pesquisa a ser apresentada foi "Ninguém manda no que a rua diz: Artivismo e Práticas Pedagógicas" produzida pelos alunos Felipe Rodrigues, Flávia Souza, Henderson Neiva, Michella Maia e Yago Anjos. A apresentação expôs o objetivo da pesquisa que é definir a arte ativista, debater a proposta metodológica do artivismo na educação e mostrar a análise de oficinas propostas pelo grupo PET-GEO IM/UFRRJ com a temática do artivismo relacionada com a educação.

   Foto 1 - Apresentação da pesquisa sobre Artivismo

A segunda apresentação foi a vez da pesquisa "Ações Culturais e Resistências Territoriais: A Baixada Fluminense em Outros Mapas", dos autores Anita Loureiro e Willian S. Rocha. O trabalho que integra a proposta do COLETIVO de Ações Territoriais de Resistência, teve o objetivo de mostrar sob uma outra perspectiva cartográfica, ações culturais e de resistência com ênfase voltada para a Baixada Fluminense. A apresentação contou com dois convidados: Janaína Tavares, componente do grupo Sarau V; e Ivy Schipper, pesquisador bolsista da UFRJ.
Foto 2 - Apresentação da pesquisa "Ações Culturais e Resistências Territoriais"

E para finalizar o último dia do evento, houve a exibição do filme "A Batalha do Passinho", contando com a participação de seu diretor Emilio Domingos. O filme foi recebido de significativo agrado pelos expectadores.  O objetivo desta etapa do evento é apresentar uma determinada manifestação cultural - o Passinho - vindo de sujeitos, que por fazerem parte de uma classe social desfavorecida, são esquecidos, subestimados e estigmatizados. Após a apresentação, Emilio se disponibilizou para um apanhado de perguntas e comentários feitos pelos componentes do grupo PET-GEO, professores e alunos componentes da plateia.
Foto 3 - Diretor Emilio Domingos sobre seu trabalho "A Batalha do Passinho"

O grupo PET-GEO IM/UFRRJ agradece imensamente à participação de todas e todos que puderam contribuir para que houvesse uma troca de conhecimentos, perspectivas e sensações no Encontro Juventude e Metrópole 2015.

Foto 4 - Participantes e plateia do evento




Por: Marcus Aguiar - Colaborador do grupo PET-GEO/UFRRJ/IM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário