sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Relatório da Palestra de Lorena Francisco de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR
Programa de Educação Tutorial (PET – Geografia)
Lorrane Nunes de Alexandria
Relatório da Palestra de Lorena Francisco de Souza:
“A Temática Étnico - Racial no Ensino de Geografia” na
Jornada “Geografias Negras”, Realizada no dia 10/11/2021
Nova Iguaçu
2021
No dia 10 de novembro de 2021, o grupo PET Geografia iniciou a Jornada
“Geografias Negras”, com palestra ministrada por Lorena Francisco de Souza que é Doutora
em Geografia Humana pela USP, Mestra e Graduada em Geografia pela UFG e Docente da
UEG. A palestra, cujo tema foi “A Temática Étnico - Racial no Ensino de Geografia”, iniciou
às 15h e, logo em seguida, às 16h30, foi iniciada uma roda de conversa a respeito do tema,
onde o público pode interagir através de perguntas e comentários. Ademais, vale ressaltar que
a apresentação foi transmitida via Google Meet e estará disponível no YouTube.
Durante a fala, Lorena discorre sobre a formação geográfica de estudantes de nível
básico, deixando evidente como a geografia, enquanto disciplina escolar, ainda está focada
em um pensamento homogeneizador. Além disso, a palestrante faz uma crítica a estrutura
educacional da geografia, que não trata as diversas formas de territorialidades, espacialidades
e não corporificam a geografia, não incluindo um debate racializado. Vale salientar que tais
críticas são direcionadas ao próprio currículo escolar da disciplina.
Um outro aspecto a ser mencionado, é quando Lorena fala justamente sobre como
uma educação crítica geográfica também deve trazer para o centro da discussão uma
interpretação crítica sobre a própria geografia. A fala ainda percorre pelas vivências dos
alunos e como a geografia escolar deve se atentar para uma produção educacional que
dialogue com a realidade dos estudantes. Ademais, Lorena traz para o debate os grandes
desafios que os professores encontram em sala de aula.
Durante a fala, a palestrante apresentou também sobre como a “Base Comum
Curricular” insere a palavra “Diversidade” nos livros e apostilas escolares, como algo
genérico e sem muito aprofundamento. Junto a isso, Lorena discorre sobre a formação dos
próprios professores de Geografia que, por vezes, não tiveram uma ampla formação
acadêmica onde houvesse um contato com os temas supracitados.
Por fim, Lorena apresenta as possíveis formas de alcançar o debate racial em sala de
aula, com uma ampla formação dos professores, onde os mesmos estejam preparados para
lidar com temas como racismo e sexismo, uma abordagem dinâmica e com reflexões sobre o
tema, além de incluir atividades que possam sensibilizar os alunos e, por fim, uma análise
crítica do material didático.
Ao final de suas falas, o público pode dialogar sobre as reflexões que Lorena trouxe,
com experiências, comentários, perguntas, tornando o momento engrandecedor.
Portanto, a Jornada “Geografias Negras” iniciou de forma potente e trazendo um
diálogo essencial para a formação de professoras e professores de geografia.
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