sexta-feira, 26 de novembro de 2021
Roda de Conversa: “Trajetórias Negras na Pós Graduação em Geografia”, na Jornada “Geografias Negras”
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR Programa
de Educação Tutorial (PET– GEOGRAFIA) Lorrane Nunes de Alexandria Relatório da
Roda de Conversa: “Trajetórias Negras na Pós Graduação em Geografia” na Jornada
“Geografias Negras”.
Realizado no dia 24/11/2021 Nova Iguaçu 2021 No dia 24 de
novembro de 2021, o PET Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de
Janeiro – Instituto Multidisciplinar, concluiu a jornada “Geografias Negras”,
com uma roda de conversa sobre as “Trajetórias Negras na Pós Graduação em
Geografia” com presença de ex petianas egressas do curso de Geografia da
UFRRJ-IM. Durante o encontro, houve a fala das Egressas: Michella Maia que é
Mestra e Graduada em Geografia pela UFRRJ-IM, e ex petiana. Além disso, houve a
fala também da ex petiana Flávia Souza que é Doutoranda do Programa de Pós
Graduação em Geografia da UERJ, mestra pelo Programa de Pós Graduação em
Geografia da UFRRJ-IM, e Graduada em Geografia pela UFRRJ-IM. É importante
mencionar que o encontro aconteceu via Google Meet e será transmitido no canal
do YouTube do PET Geografia. Durante o encontro, as Petianas egressas iniciaram
suas falas percorrendo principalmente por suas trajetórias acadêmicas, contando
sobre como foi estudar em uma Universidade enquanto mulheres negras e, também,
sobre como o PET Geografia contribuiu para a formação acadêmica e pessoal das
mesmas. É importante salientar que as falas da Flávia e da Michela foram de
grande valia no sentido de trazer a lembrança de uma formação do PET que não
existe mais, mas que foi de grande importância para a consolidação no grupo.
Além disso, em um segundo momento, o encontro contou com a participação de
discentes que colocaram suas opiniões e perguntas para a construção de um debate
sobre Universidade, carreira acadêmica e sobre como o PET contribui para a
formação dos estudantes. Vale mencionar que as falas das egressas foram
importantes e motivaram os estudantes a continuarem acreditando em suas próprias
trajetórias acadêmicas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário