sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Roda de Conversa: “Trajetórias Negras na Pós Graduação em Geografia”, na Jornada “Geografias Negras”

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR Programa de Educação Tutorial (PET– GEOGRAFIA) Lorrane Nunes de Alexandria Relatório da Roda de Conversa: “Trajetórias Negras na Pós Graduação em Geografia” na Jornada “Geografias Negras”. Realizado no dia 24/11/2021 Nova Iguaçu 2021 No dia 24 de novembro de 2021, o PET Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – Instituto Multidisciplinar, concluiu a jornada “Geografias Negras”, com uma roda de conversa sobre as “Trajetórias Negras na Pós Graduação em Geografia” com presença de ex petianas egressas do curso de Geografia da UFRRJ-IM. Durante o encontro, houve a fala das Egressas: Michella Maia que é Mestra e Graduada em Geografia pela UFRRJ-IM, e ex petiana. Além disso, houve a fala também da ex petiana Flávia Souza que é Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da UERJ, mestra pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRRJ-IM, e Graduada em Geografia pela UFRRJ-IM. É importante mencionar que o encontro aconteceu via Google Meet e será transmitido no canal do YouTube do PET Geografia. Durante o encontro, as Petianas egressas iniciaram suas falas percorrendo principalmente por suas trajetórias acadêmicas, contando sobre como foi estudar em uma Universidade enquanto mulheres negras e, também, sobre como o PET Geografia contribuiu para a formação acadêmica e pessoal das mesmas. É importante salientar que as falas da Flávia e da Michela foram de grande valia no sentido de trazer a lembrança de uma formação do PET que não existe mais, mas que foi de grande importância para a consolidação no grupo. Além disso, em um segundo momento, o encontro contou com a participação de discentes que colocaram suas opiniões e perguntas para a construção de um debate sobre Universidade, carreira acadêmica e sobre como o PET contribui para a formação dos estudantes. Vale mencionar que as falas das egressas foram importantes e motivaram os estudantes a continuarem acreditando em suas próprias trajetórias acadêmicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário