quinta-feira, 12 de março de 2020

Aula inaugural da primeira turma (turno da noite) de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBEF) da UERJ, Duque de Caxias.




  No dia 11 de março de 2020 nossa tutora do grupo PET-Geografia da UFRRJ/IM, Anita Loureiro de Oliveira participou da aula inaugural da primeira turma de Geografia noturna da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBEF) da UERJ/ em Duque de Caxias. Foi uma data marcante para o curso da FEBF e de extrema relevância quando pensamos na conjuntura da Baixada Fluminense, onde muitos/as precisam trabalhar para custear seus estudos e nesse sentido, cursos presenciais noturnos representam novas possibilidades para aqueles/as que sonham com o curso superior nas Universidades públicas. Tal conquista foi uma vitória coletiva, de discentes e docentes, sobretudo fruto do movimento estudantil que se mostrou inteiramente engajado na construção de uma Universidade que ofereça reais condições para a permanência des estudantes.
                O convite à professora Anita foi estendido a integrantes do PET-GEO, que puderam prestigiar e aprender com a articulação realizada pelos estudantes de FEBEF e presenciar o grandioso ganho para a Geografia de uma forma geral. A conferência da professora abordou a relevância da luta coletiva para garantir a qualidade da Universidade Pública e seu caráter de resistência diante da atual conjuntura, onde a educação, que deveria ser prioridade, é vista como alvo de intencionalidade privatizantes. 
                Na fala da professora foram apresentados trabalhos realizados pelo PET-GEO e um pré-lançamento do livro “Geografia, Cultura, Existência e Cotidiano”, publicado em parceria ao COLETIVA Vandana Shiva - Grupo de pesquisa que petianos e ex petianos fazem parte. Os livros foram sorteados ao final da fala da professora Anita que pautou a relevância do pensamento feminista, anticolonial e antirracista, sua contribuição e sua urgência para pensarmos uma geografia corporificada e situada, em uma visão interseccional do direito à cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário