O grupo PET- Geografia apresentou, no dia 08 de Novembro de 2018, às 14 horas, um debate sobre o filme Felicidade por um fio, estrelado por Violet Jones (Sanaa Lathan). O Cinepet é uma das atividades do grupo que lidam com Ensino, Pesquisa e Extensão, pois a exibição do filme e os debates são abertos, construídos conjuntamente com todas e todos os participantes.
O filme aborda a aceitação e o empoderamento feminino através da transição capilar. A transição capilar é um processo de mudança nos fios capilares e internamente. Pois é através disso que muitas mulheres negras ganham força para se compreender e fugir de todos os processos de embranquecimento racistas, como o alisamento dos cabelos. A aceitação e o empoderamento são armas muito preciosas para nós, mulheres negras. Através disso entendemos o nosso lugar no mundo e lutamos contra todas as forças de preconceito que tentam nos impedir de ocupá-lo. No filme, a atriz Violet Jones passa por todo esse processo. Assim como no texto, “Alisando os nossos cabelos”, da Bell Hooks (que também foi passado como referência para o dia da exibição do filme), a atriz era obrigada pela sua mãe a alisar o cabelo. Muitos desses comportamentos são passados para nós de forma ancestral, visto que, nossas mães sofreram as mesmas violências, mas acreditam que o embranquecimento estético é uma forma de ascender socialmente através de laços matrimoniais.
Através de muita dor e sofrimento, pois além de libertadora, a transição capilar também é dolorosa, a atriz encontra forças para se libertar da prisão dos cabelos alisados e se transforma em uma nova mulher, mais forte e determinada em seus objetivos.
Relato feito por: Queila Romualdo - Bolsista PETGEO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário