sexta-feira, 26 de março de 2021


Resumo do texto: Geo-grafias Insurgentes: Corpo e espaço nos romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória de Conceição Evaristo 


A tese da autora Ana Maria Martins Queiroz traz dinâmicas socioespaciais a respeito de uma nova ciência geográfica e suas transformações em conjunto com temáticas diversas muitas vezes pensadas como não possíveis de serem entrelaçadas com o fazer geográfico. Diante do aprofundamento desse estudo a autora traz Conceição Evaristo escritora intelectual negra para fundamentar baseado em seus textos romances a relação do corpo e espaço de forma interseccional.

No início do texto é apresentado quadros explicativos trazendo informações dos romances Ponciá Vicêncio e Becos da Memória que vão ser tratados no decorrer da tese com a aproximação da Geografia com a Literatura e a Literatura negra na tentativa de ampliar o conhecimento teórico metodológico.

A importância da literatura e principalmente a literatura negra para construção do conhecimento interdisciplinar tecendo comentários a respeito, a autora aponta a a ausência de personagens negras nas literaturas Brasileiras e quando presentes se mostram no papel de coadjuvante e estereotipadas. 

O ponto de vista discutido por Ana Maria discute a necessidade e importância da inserção de autoras negras para ressignificação das identidades negras visto que essas mulheres muitas das vezes são desacreditadas no fazer de atividades não manuais e sim intelectuais, visto isso o valor observado em Conceição Evaristo constrói importantes discussões através da escrita do cotidiano da população negra. 




Por: Emanuelle e Heloisa


Nenhum comentário:

Postar um comentário