terça-feira, 22 de maio de 2018

CINEPET - Estrelas Além do Tempo




No dia 21 de maio, às 14:00, o grupo PetGeo realizou sua atividade de cine debate com o filme "Estrelas Além do Tempo". O nosso objetivo nesse CinePet foi promover um debate, através da exibição do filme, sobre o algumas formas de discriminação que aparecem, tais como o racismo e machismo.  

O filme se passa durante o período da Corrida Espacial entre os EUA e URSS, e 3 americanas negras funcionárias da NASA protagonizam a história. É nítido que entre muitos, elas se destacaram fazendo com o que os EUA vencesse a corrida, porém em diversos momentos é mostrado o racismo (que ainda era coinstitucional no estado da Virgínia). Por diversos momentos observamos formas de segregação que os negros sofriam, como os assentos separados em ônibus, os banheiros coletivos para brancos eram diferentes dos para negros, e inclusive nas bibliotecas públicas tinham áreas onde os negros não podiam sequer circular, além de escolas onde só poderiam estudar brancos. Dentro da NASA a situação não era muito diferente, fazendo com que mesmo a funcionária que era vista como uma das melhores em sua área, tivesse que ir ao banheiro em outro prédio por conta de não ter banheiros pra negros no prédio para o qual ela havia sido levada para trabalhar temporariamente.

Após o filme, as alunas Queila Romualdo e Fernanda Lima coordenaram o debate acerca das questões mencionadas acima, e podemos então revelar algumas críticas positivas e negativas sobre o filme. Positivamente, o filme cumpre o objetivo de valorizar mulheres que foram de grande importância durante o processo da Corrida Espacial, e mostrar como era a luta para ultrapassar as barreiras do racismo e do machismo pelo o qual passavam por serem mulheres negras. Negativamente, o filme trás a ideia de que o homem branco e chefe de uma das personagens, é o "grande salvador" da história, dando entender que ele tomava algumas atitudes por ser contra o racismo, quando na verdade ele só as tomava quando era em prol do seu trabalho.


Por Leonardo Aragão - Bolsista do grupo PETGEO-IM.UFRRJ 

Um comentário:

  1. É um filme bom e muito interessante, sinto que história é boa, mas o que realmente faz a diferença é a participação de Taraji P. Henson neste filme. Eu gostei e você? Me surpreendeu a atriz. Seu trabalho é excelente como neste filme. Sigo muito os filmes com Taraji, sempre me deixa impressionada em cada nova produção. A vi recentemente em Proud Mary, foi um dos melhores taraji p henson filmes, e recomendo, o êxito do filme se deve muito ao grande elenco que é bastante conhecido pelo seu grande trabalho. Foi o meu filme preferido.

    ResponderExcluir