quinta-feira, 2 de outubro de 2014

PET-GEOUFRRJ no ENAPET GEO 2014 (Natal-RN)

Entre os dias 25 e 28 de setembro ocorreu o ENAPET Geo, que é o Encontro Nacional dos PET's Geografia, em Natal. O grupo PET-Geo foi representado pelas petianas Michella e Nathália além da tutora Anita Loureiro.
O evento buscou refletir sobre "a tríade universitária em uma perspectiva geográfica" e organizou atividades balizadas sobre esta tríade - ensino, pesquisa e extensão-. A conferência de abertura contou com presença da Profa. Dra. Beatriz Ribeiro Soares (UFU) que durante toda a sua exposição do tema enfetizou a importância do PET efetuar atividades acadêmicas que contemplem o ensino, a pesquisa e a extensão, mas ressaltou a dificuldade do programa em cumprir com as atividades de extensão até mesmo pela falta de apoio e/ou burocracia das universidades.
No segundo dia do evento, houve uma mesa-redonda com duas tutoras, uma do PET da UFMS e outra do PET da UECE, esta mesa permitiu que as tutoras mostrassem que atividades os seus programas consegue desenvolver e também quais as limitações com que elas se deparam. Num panorama geral os grupos PET vem enfrentam problemas similares independentemente da região que se localizam, com o relato das tutoras vê-se o esforço contínuo dos petianos em aproximar os demais alunos do curso, que por vezes não participam de nenhum outro programa, para que possam se integrar cada vez a universidade. Na parte da tarde, forma oferecidas oficinas dentre elas a de Georisco, uma oficina que falou das vulnerabilidades socioambientais das quais a cidade de Natal está submetida e da deficiência de pesquisa e pesquisadores nesta área. O interessante foi como a oficina fez um comparativos entre as vulnerabilidades encontradas nos munícipios de Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro, e a cidade de Natal, mostrou como cada área tem suas especificidades e necessita de métodos diferentes para lidar com os risco a que está submetida.


Michella Maia e Nathália Oliveira

Bolsistas do PET-GEO UFRRJ/IM

Nenhum comentário:

Postar um comentário