sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Cine PET - Faixa de Areia

No dia 29 de outubro foi realizado o Cine PET-Geo com a exibição do documentário “Faixa de Areia”, dirigido por Daniela Kallmann e Flávia Lins e Silva. A exibição do documentário contou com a presença da professora Drª. Teresa Mendonça do DAT (Departamento de Administração e Turismo) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como convidada para o debate sobre as questões apresentadas no filme.
 
O documentário aborda diferentes formas de apropriação da praia como lugar de uso público, “para todos”, e como a territorialização dos sujeitos acontece. Mostra como cada grupo se espacializa nas praias do Rio de Janeiro.

Os questionamentos acontecem mediante os diferentes comportamentos e falas dos sujeitos frequentadores das praias. O documentário foi construído segundo falas daqueles que se apropriam das praias, seja morador do Leblon ou de Ramos. Cada sujeito expõe qual é o papel da praia em sua vida, como forma de lazer ou até mesmo de sustento no caso dos vendedores ambulantes, e como esses frequentadores veem o “outro” (de classe social ou grupo social diferente do seu). 

O debate foi pautado nas questões apresentadas no filme, e serviu para sanar algumas dúvidas do grupo que está realizando a pesquisa sobre: “Durismo ostentação: Táticas de apropriação do turismo popular na Ilha Grande”. A professora Drª. Teresa contribuiu com seu conhecimento acerca do turismo e do diálogo com a Antropologia, e falou da importância do conhecimento geográfico e o conhecimento turístico dialogarem para uma melhor compreensão das relações, visões e práticas dos sujeitos nas praias.

Por: Flávia Souza - Discente Colaboradora "informal" do Grupo Pet-Geo/UFRRJ-IM



Nenhum comentário:

Postar um comentário