No dia 01 de dezembro de 2011, integrantes do grupo PET GEO da UFRRJ/IM junto à turma do 1º período de geografia, foram a UFF onde era realizado o evento em homenagem ao eterno geógrafo Maurício Abreu. Lá contamos com a presença de amigos e pesquisadores do mesmo, que levaram ao evento toda trajetória de sua vida e suas obras.
|
Rafael Straforini, Roberto Lobato Corrêa, Rogério Haesbaert e Pedro Vasconcelos |
Ocorreram duas mesas redondas, a primeira às 10h com a presença de: Maria Laís Pereira da Silvia, Mariza Soares e Fania Fridman. Já na segunda mesa, às 14h, contamos com a presença de: Roberto Lobato Corrêa, Pedro Vasconcelos e Rafael Straforini. Todos durante as apresentações pareciam estar muito emocionados, pois tinham Maurício Abreu não só como um grande autor, mas também como um grande amigo.
|
Turma do 1° período de Geografia da UFRRJ/IM |
Além das mesas foi apresentado um grande painel realizado pelo grupo PET geografia da UFF, onde foi apresentada a obra de Mauricio Abreu: "Evolução Urbana do Rio de Janeiro" e "Geografia Histórica do Rio de Janeiro (1502-1700)". No intervalo entre as mesas redondas o grupo PET e a turma seguiram para o MAC (Museu de Arte Contemporânea) com a Tutora Anita, a visitação ao museu não era específico a uma exposição, mas para observação da paisagem, analisar os diferentes ângulos que o museu oferece para o visitante da vista do Rio de Janeiro e Niterói.
|
Petianos da UFF com Rafael Straforini, Roberto Lobato Corrêa, Rogério Haesbaert, Pedro Vasconcelos e o tutor Sérgio Nunes |
Esta atividade foi proposta pela tutora também professora de História do Pensamento Geográfico para que os alunos (as) possam compreender que a paisagem pode ser apreendida não só pelo seu sentido visual, mas em tantos outros sentidos. Outras sensações podem ser sinalizadas quando estamos dentro do museu e temos a impressão de acolhimento e proximidade diante da imensidão da Baía de Guanabara, além do agradável frescor que o vento do local propicia!
|
Petianas da UFRRJ, Nathália e Bárbara, com a tutora Anita |
Nenhum comentário:
Postar um comentário