segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Avaliação de 2019 e Planejamento 2020

Em dezembro de 2019 o grupo PETGEO UFRRJ/IM trabalhou na avaliação do ano que está se encerrando e começou a traçar as metas e objetivos para o próximo ano.

A avaliação do grupo foi feita por meio de resposta ao questionário do Programa e complementado por reuniões em que o grupo pode ajustar arestas, resolver pendências e repensar erros e acertos.

O ano de 2019 foi um ano produtivo, integramos a comissão científica do SUDESTE-PET, organizado pela Rural, em que foram avaliados mais de 90 trabalhos, participamos deste evento que ocorreu na UFRRJ, campus de Seropédica; fizemos a devolutiva à comunidade de São Gonçalo (Paraty-RJ) com a publicação do Mapa Caiçara de Turismo de Base Comunitária, integramos as ações de pesquisa e extensão com o ensino voltado ao curso de Graduação em Geografia, ao qual o grupo se vincula, com a participação de petianos/as em aulas da disciplina Trabalho de Campo em Geografia, inclusive participando da viagem  com a turma da disciplina.

O ano também foi um ano especial para as publicações de livros do grupo. O livro Gente de cá: Geografias Periféricas foi publicado no início do ano e o livro Geografia, Cultura, Existência e Cotidiano organizado em parceria com a COLETIVA Vandana Shiva, que será lançado em 2020.

Ainda em 2019 fizemos uma importante viagem a São Paulo, onde petianos/as puderam participar como ouvintes de conferências, palestras, reuniões e sessões temáticas do evento da Pós-Graduação em Geografia (ENANPEGE), realizado na USP em setembro de 2019, possibilitando encontros e articulações importantes para o grupo, além de visitas técnicas e culturais a Museus, Pinacoteca, Memoriais entre outros locais de reconhecida relevância cultural e política.

A organização do V Encontro Juventude e Metrópole foi outra importante ação do grupo em 2019, e contou com a participação de Alex Ratts, professor da UFG (Goiás) e coordenador do LaGente que veio especialmente ao RJ para a roda de conversa com o PET. 

Dentre as definições tiradas pelo grupo para planejar as ações futuras, o eixo temático central de pesquisa DE 2020 será GEOGRAFIA E SAÚDE

O tema da saúde em sua interface com a geografia nos ajuda a pensar temas transversais como saúde ambiental/ ambiente saudável; saúde mental e equilíbrio mental; geografia e alimentação; questões étnico-raciais e saúde da população; abuso de álcool e drogas e faixas geracionais; dentre outros temas sugeridos pelos/as petianos/as.


Nenhum comentário:

Postar um comentário