Nos dias 16 e 17 de agostou ocorreu o IV Intrapet (Encontro Anual dos Grupos PET da UFRRJ) no auditório do PAT no Campus Seropédica. O evento teve como tema central a importância da área de extensão para o programa, com o título “Extensão Universitária no PET: elo ensino-pesquisa para o exercício da cidadania”. Escolhido por votação no Fórum PET (reuniões que ocorrem mensalmente com representantes de todos os grupos PET da universidade), o tema tangencia-se pela valorização de práticas de extensão como atividades transformadoras para a universidade e para a sociedade. A ideia é discutir primordialmente a experiência do aprendizado/ensino e a pesquisa a partir das ações de extensão dentro do PET.
No primeiro dia, após o momento de credenciamento, a mesa de abertura contou com a presença de representantes das pró-reitorias de graduação e extensão, do Fórum PET e do CLAA (Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET da UFRRJ). Após a abertura do evento, ocorreu o coffee break, organizado por alguns petianos de diferentes grupos. Ainda houve a apresentação dos projetos para 2018 de cada grupo.
O grupo PET Geografia UFRRJ/IM mencionou algumas atividades realizadas em parceria com a Ocupação Vito Giannotti seguindo de uma breve apresentação do livro “Geografia e diálogo de saberes: territorialidades caiçaras em Paraty” lançado pelo grupo em março. Houve ainda a menção do novo livro que o PET GEO está produzindo, “Gente de cá: geografias periféricas”, que conta com algumas demonstrações de produções acadêmicas de ex-bolsistas e capítulos que discutem o valor epistemológico da periferia e a importância dada ao conceito pelo grupo.
Por: Marcus Vinícius Aguiar - Bolsista do Grupo PETGEO-IM.UFRRJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário