sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Parque da Catacumba e Arpoador.


   No dia 21/12/2011 como uma confraternização de final de período, o grupo PET-Geografia da UFRRJ teve a oportunidade de visitar o Parque da Catacumba e fazer um breve passeio pelas praias de Ipanema e Arpoador, na cidade do Rio de Janeiro. 

Petianas em um dos mirantes do Parque da Catacumba
Um dos painéis explicativos sobre a história do Parque.
   O que hoje é o chamado Parque da Catacumba,no passado foi alvo de conflitos pela terra e já teve uma população residente desde o início do século XX. Inicialmente o Parque da Catacumba era a Favela da Catacumba. Formada por um grande número de casas que se espremiam nas encostas íngremes do Morro, a ocupação da área por mais de dez mil famílias devia-se à proximidade do mercado de trabalho e dos serviços urbanos da Zona Sul. As casas da Favela da Catacumba resistiram às chuvas torrenciais que caíram sobre a cidade no verão de 66/67, pois eram construídos sobre espeques que funcionavam como se fossem pilotis. As águas das chuvas passavam por entre os espeques sem destruir os barracos. Os moradores da Favela da Catacumba, ante à ameaça de remoção, tentaram resistir à decisão através de sua associação de moradores. O resultado foi a prisão dos líderes que estimulavam a resistência. Após a remoção, como forma de conter a reocupação, o prefeito, Marcos Tamoyo, dedicou-se ao reflorestamento da área e também na construção de um parque de esculturas, com ajuda de doações publicas e privadas de esculturas.

Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ
   O projeto foi feito por uma equipe chefiada pelo paisagista francês Emile Giannelli, que utilizou material de demolição de outros pontos da cidade.Em 1979 é inaugurado o Parque da Catacumba, com esculturas ao ar livre de artistas consagrados internacionalmente. Em 1980 começou a ter eventos de música instrumental no parque, o que contribuiu para sua deterioração, e a posterior inviabilização desse tipo de eventos no parque. Em 1993 a subprefeitura da zona sul passou a sediar o pavilhão Victor Barcheret, o que facilitou a manutenção e preservação do parque. Em 1999 foi inaugurada a trilha da catacumba, com sinalização ecológica adequada.

Camila, Michele, Karoline e Carolina no Arpoador

Nenhum comentário:

Postar um comentário