segunda-feira, 9 de maio de 2011

I Semana da Baixada - Dia 18/05 : Caminhada Ecológica

     Contribuindo com a I Semana da Baixada Fluminense, organizada pelo Grupo PET Conexões de Saberes, o PET Geografia convida a todos para a caminhada ecológica na Reserva Biológica do Tinguá. As inscrições e a programação do evento se encontram disponíveis no blog Grupo PET Conexões de Saberes.

Reserva Biológica do Tinguá

Lei Nº 9.985,de 18 de julho de 2000. SNUC ( Sistema Nacional de Unidades de Conservação).
Art. 7º - As unidades de conservação integrantes do SNUC dividem-se em dois grupos com características especifícas:
I-  Unidades de Proteção Integral*;
II- Unidades de uso sustentável .

*  O objetivo básico das Unidades de Proteção Integral, é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta lei.


Art.8º- O grupo das Unidades de Proteção Integral é composto pelas seguintes categorias de unidades de conservação:
I-  Estação Ecológicas;
II- Reserva Biológica;
III- Parque Nacional;
IV- Monumento Natural;
V- Refúgio da vida silvestre.

Art. 10º-  A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta ou modificações ambientais, excetuando-se as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural, a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais.
§ 1o A Reserva Biológica é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei.
§ 2o É proibida a visitação pública, exceto aquela com objetivo educacional, de acordo com regulamento específico.
       § 3o A pesquisa científica depende de autorização prévia do órgão responsável pela administração da unidade e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas em regulamento.


Ao todo temos 40 reservas biológicas espalhadas pelas regiões norte ( oito), Sul( sete), Sudeste ( dezesseis ), Nordeste (oito) e centro-oeste (uma) .

A pesquisa científica depende de autorização prévia do IEF ( Instituto Estadual de Florestas) e está sujeita às condições e restrições por este estabelecidas, bem como àquelas previstas no regulamento da unidade.


Mapa localização da Reserva Biológica do Tinguá.


  

Está localizada no Estado do Rio de Janeiro, a 70 km da capital e 16 km do Municipios de Nova Iguaçu,limite norte
da Baixada Fluminense. Cinco estradas permite o acesso à reserva, através de Vila de Cava, distrito de Nova Iguaçu.

Informações sobre a Reserva Biológica do Tinguá.

A Reserva Biológica do Tinguá abrange os Municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira, possuindo, também como área de entorno, parte dos municípios de Japeri e Queimados.
Situada nos contrafortes da Serra do Mar, a Reserva contribui, juntamente como outras unidades de conservação, para a formação de um mosaico de áreas protegidas, possibilitando, desta maneira, a preservação tanto da flora como da fauna de Mata Atlântica. Seus fragmentos interligados favorecem uma “continuidade vegetacional” e , consequentemente, garantem a manutenção e perpetuação tanto de espécies animais e vegetais como de serviços ecológicos essenciais.
A Serra do Mar possui uma grande relevância na preservação da Floresta Pluvial Atlântica. Por este motivo a própria sociedade, através de movimentos ambientalistas, em acordo com o poder público dos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espiríto Santo realizaram o seu tombamento. Outra medida efetuada , no mesmo sentido, foi a inclusão da Serra do Mar na categoria de proteção denominada de reserva da biosfera homologado pela UNESCO em 1992.
A unidade apresenta uma amostra representativa do ecossistemas de Floresta Atlântica, com variação associada à diferentes faixas altimétricas.
Espécies como Jequitibás, Jatobás e quaresmeiras são encontradas, bem como orquídeas em grande abundância.
A reserva apresenta uma fauna bastante diversificada, destacando-se dois grupos: aves, com 296 espécies e anuros com 52 espécies.
Na Reserva são encontrados anfíbios de importância científica comprovada como o Sapo-Pulga  (Psyllorhyne didactyla), considerado o menor anfíbio do mundo este anfíbio funciona como um termômetro ambiental importante para indicar as áreas da Mata Atlântica que foram pouco degradadas. O Sapo-Pulga foi descoberto
em 1965 por Eugênio Izeckson; do tamanho de uma mosca e coloca um ovo de cada vez. A espécie já foi localizada nas matas de Tinguá, Petrópolis, Teresópolis e Ilha Grande, sempre dentro de manchas conservadas da Mata Atlântica,  e o  sapo Intanha, medindo 23 cm de comprimento.
O clima é Tropical úmido, com temperaturas variando entre 15,7 e 27,7 graus em média. A precipitação máxima ocorre nos meses de dezembro e fevereiro. Possui um relevo acidentado, com escarpas sulcadas por rios torrenciais. Destaca-se o maciço do Tinguá, uma montanha cônica com 1.600 m de altitude.
A Rebio do Tinguá é uma das áreas que compõem a RBMA ( Reserva da Biosfera da Mata Atlântica) no Estado do Rio de Janeiro, mantendo ainda bem conservados mais de 26.000 hectares de áreas florestais em diferentes estágios de sucessão vegetal. O aspecto fitoecológico predominante nesta região é, portanto, a floresta ombrófila densa. Segundo AMADOR (2001:50).



Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário